Sua mente é composta de duas partes, a mente consciente e a mente subconsciente. A mente consciente representa 10% e a subconsciente 90% do seu cérebro. Dito isto, você vai agora entender o porque às vezes você quer mudar algo em sua vida, mas simplesmente não consegue.
A sua mente consciente é a responsável, dentre outras coisas, pela sua força de vontade (a força de vontade é aquele primeiro impulso que te leva a agir). Como a força de vontade está no seu consciente, e a mente consciente representa só 10% do seu cérebro, esse primeiro impulso não tem força o bastante para brigar com os outros 90% , a sua mente subconsciente. É por isso que, se a programação do seu subconsciente não estiver de acordo com a mudança que você quer realizar (aqui pode ser qualquer coisa que você queira mudar em sua vida, seja emagrecer, seja sair de uma depressão, etc), você simplesmente não consegue.
-Mas como assim? Como é esse negócio de estar de acordo com o subconsciente?
Eu te explico!
Imagine que dentro de uma grande sala, com uma grande porta, está todo o seu subconsciente. Na frente desta porta há um porteiro-segurança que controla a entrada e rejeita eventuais intrusos. Chamaremos esse porteiro de fator crítico.
Quando alguma sugestão é dada, o Sr. Fator Crítico olha lá dentro da sala e verifica se o que está tentando entrar faz sentido. Caso faça, ele libera a entrada e algo lá dentro é reforçado, caso não faça, ele rejeita.
Imagine que alguém olhe para você e diga que você é muito inteligente. Neste caso, o fator crítico olha para dentro do subconsciente, a fim de verificar se isso faz sentido. Caso faça, as sugestões anteriores serão reforçadas e você se sentirá ainda mais inteligente e capaz. Mas, se você passou a infância toda sendo chamado de incapaz pelos seus pais, talvez o fator crítico rejeite o elogio, pois ele não faz sentido para o seu subconsciente. Assim, você continuará se sentindo incapaz.
-Quer saber como mudamos essa programação do subconsciente?